4 de outubro de 2013

A Nestlé percebeu a necessidade de seus colaboradores entenderem quão bom é um produto a fim de que eles se tornem embaixadores da marca, junto a amigos e familiares. O atributo que eles queriam enfatizar era a CONVENIÊNCIA.

A Nestlé da Africa do Sul estava lançando uma novo cereal para bebês. Nestum & Cerelac , refeições nutritivas, eram saches individuais com muitos atributos de venda. A equipe de Gestão de Produto era o nosso cliente, e pediu que fizéssemos uma proposta de estratégia para lançar o produto, que fosse além dos tradicionais displays de produtos e distribuição de amostras grátis no escritório, para seus 500 colaboradores.

O objetivo era de que seus colaboradores conhecessem o produto e suas qualidades, tornando-os embaixadores da marca junto a suas famílias e amigos. O atributo mais importante que eles gostariam de enfatizar era a CONVENIÊNCIA.

Trabalhando com a agência de propaganda Ogilvy's, desenhamos uma competição interna para fazer um anúncio de 1 minuto que exaltasse os pontos fortes do produto. Intervalo Comercial nossa experiência inovadora de criar um anúncio era o caminho perfeito. O cliente queria obter o máximo possível de seu investimento, portanto criamos um programa com duração de 6 semanas. Na primeira semana colocamos um display no refeitório dos escritórios. Colocamos câmeras de cinema, claquetes, storyboards, cartazes e uma série de adereços. Os colaboradores estavam esperando que, a qualquer minuto, aparecessem em cena os atores e os diretores começassem a dar ordens. Isso aconteceu na semana seguinte, numa manhã cedo, quando todos receberam um email implorando que, caso tivessem qualquer talento criativo, deveriam ir ao refeitório na hora do almoço! Eles foram saudados pelos facilitadores do Dream Team da Catalyst usando uma grande variedade de fantasias, fazendo anúncios de mentira e envolvendo os colaboradores de uma forma muito improvisada.

Quando eles se sentaram para almoçar conversamos com os grupos e explicamos o que era toda aquela agitação, lançando um desafio: Eles tinham 2 semanas para juntar alguns colegas e submeter um roteiro para um anúncio original, informativo e interessante do Nestum e Cerelac. A resposta foi enorme. A empresa foi envolvida por uma agitação e depois de 2 semanas os finalistas haviam sido selecionados. A idéia de cinco equipes seria transformada em anúncio. Todos os times finalistas foram convidados para um workshop onde foram introduzidos aos equipamentos técnicos, receberam algumas diretrizes e dicas de como fazer anúncios premiados e foram apresentados aos especialistas do Dream Team que iria prepará-los e orientá-los ao longo da experiência. A filmagem começou logo a seguir, as equipes levaram em média 4 horas para finalizar os seus anúncios. Estes foram disponibilizados na Intranet da empresa e no Youtube e todos os colaboradores foram encorajados a votar nos seus anúncios favoritos.

O vencedor foi anunciado num evento cheio de brilho, nas instalações do cliente. Uma outra grande oportunidade para assegurar que os colaboradores fossem expostos a mais educação e mensagens sobre o produto.

O cliente ficou super satisfeito com os resultados. Cinco ótimos anúncios e todo o escritório falando do produto deles! Nós já estamos conversando com eles sobre como poderemos levar mais da mágica da Catalyst para os próximos eventos. Os lançamentos de produtos da Nestlé nunca mais serão os mesmos!