13 de novembro de 2017

As festas de Natal e de fim de ano, frequentemente aumentam as preocupações dos empresários e dos profissionais do RH. Um planejamento cauteloso para esta época de confraternizações é certamente a melhor maneira de minimizar os contratempos.

As festas de natal devem ser um momento fantástico de diversão e celebração para toda a equipe. No entanto, elas podem levantar uma série de preocupações para profissionais de Recursos Humanos. Mais de 78% dos empresários afirmam ter encontrado problemas decorrentes de uma confraternização de Natal. Adotar medidas cautelosas para evitar transtornos é imperativo. É necessário ter consciência da diversidade entre os funcionários e tentar equilibrar a inclusão, e ao mesmo tempo assegurar que as pessoas saibam que não é obrigatório participar. Essa linha tênue vale a pena atravessar. Lembre-se de que nem todas as pessoas gostam de festas e nem todas a pessoas celebram o Natal!

Clareza em relação à Conduta e Dresscode

Oferecer diretrizes claras sobre a conduta apropriada e sobre dresscode é essencial. Sobretudo, é recomendável garantir o equilíbrio entre fiscalizar a diversão e ao mesmo tempo tornar o ambiente apropriado, seguro e inclusivo para todos. Ao fornecer bebidas alcoólicas é importante pensar sobre as implicações, manter atendentes no bar que estejam atentos se algum funcionário ficar bêbado, para não fornecer bebidas livremente a noite toda. Lembre-se, é uma festa de Natal da empresa e não uma noite de bebedeira! E lembre-se também de que haverá pessoas que não consomem álcool por razões pessoais ou religiosas. Considere adicionar uma atividade significativa que irá agregar valor ao evento e que tenha o bônus adicional de levar a atenção plena de uma conduta apropriada aos participantes de forma natural e menos autoritária.

Networking e a Construção de Relacionamentos

Com o aumento nas equipes remotas e no trabalho a partir de casa, para algumas empresas, o Natal é uma época-chave do ano para que as pessoas se juntem pessoalmente. Procure maneiras de construir relacionamentos e fortalecer os laços existentes. Uma festa de fim de ano memorável pode ser vital para manter os principais membros da equipe. É também uma oportunidade única para reforçar os valores-chave ou acelerar o networking, incorporando uma atividade de team building estrategicamente alinhada.

Resultados, prazos e localização

Selecionar a atividade correta com base em resultados prévios é essencial para o engajamento completo e um para um resultado positivo. Se você está procurando uma idéia para quebrar o gelo na festa de Natal, estimular a interação ou iniciar as comemorações, há diferentes opções disponíveis. Se você trabalha de forma consistente com um fornecedor de team building, eles conhecerão o seu grupo e entenderão a visão geral e a cultura da sua empresa tornando o processo muito mais fácil. Definir a localização, o número e o demográfico dos participantes também é importante. Muitas empresas optam por sair ao ar livre com uma caça ao tesouro temática como Go Team. Atividades internas como quizzes do tipo Push It! e Quickfire esquentam uma festa de Natal e fazem com que as pessoas interajam, riam e apreciem as variadas habilidades do outro rapidamente e sem esforço. Seja em ambientes fechados ou ao ar livre, esses programas baseados em aplicativos são altamente envolventes, ligam uma ponte entre as gerações e podem ser facilmente adaptados para atender a ocasião além de sutilmente reforçar os valores da empresa. 

Devolvendo

Pelo verdadeiro espírito de doação do Natal, há uma tendência crescente para RSE e as atividades de caridade em equipe, onde os colegas de trabalho podem ter um impacto direto em sua comunidade local e "devolver" a outros grupos menos favorecidos. A pesquisa mostra que os funcionários valorizam esses tipos de iniciativas e estão mais preparados para se envolverem em uma atividade de team building que, em última análise, está ligada à uma causa digna. Há muitos desses programas para escolher, incluindo construção de bicicletas e fabricação de brinquedos para crianças desfavorecidas, pistas de mini-golfe feitas com embalagens de alimentos que irão para uma instituição de caridade local, programas de plantação de árvores e outros. A Catalyst Global colaborou com a iniciativa de doação global B1G1 para criar Go Give. Trata-se de um desafio divertido e altamente imersivo com base em aplicativos, onde os pontos se convertem em impactos para causas dignas cuidadosamente selecionadas em todo o mundo.

E será uma confraternização de Natal memorável! 

Entre em Contato