Bem-estar para equipes mais saudáveis, mais felizes, harmoniosas e produtivas

Publicado em 3 de jun de 2019 por Guy Baker

Saúde física, mental, financeira, espiritual e emocional são importantes para o envolvimento, retenção e desempenho dos funcionários. Eles também podem levar à coesão da equipe e à produtividade geral. Numerosos estudos mostram uma correlação direta entre o bem-estar do empregado e a redução das faltas.

Hoje, as estratégias de bem-estar corporativo não se concentram apenas em "saúde e segurança", mas também englobam programas que abordam a conectividade social e a saúde emocional. E um número cada vez maior de empresas está ampliando ainda mais suas estratégias de bem-estar dos funcionários para incluir horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto e até mesmo apoio à assistência infantil.

O bem-estar no ambiente de trabalho começa por desenvolver uma cultura de saúde com uma comunicação consistente e frequente que educa os funcionários com confiança e honestidade. Os líderes devem estar comprometidos com a causa e agir como modelos. O ambiente físico e as redes de apoio social devem ser projetados para promover o bem-estar. Os programas de formação de equipes são um componente comprovado de uma estratégia eficaz de bem-estar corporativo.

orchestrate

Música para o bem estar

O envolvimento com a música, seja ouvindo, aprendendo ou tocando, na companhia de outras pessoas, leva a um bem-estar subjetivo mais elevado. A música desempenha um papel crítico na regulação emocional e no desenvolvimento de sentimentos de unidade em um grupo. Dinâmicas de grupo com música curta, afiada e atividades de ritmo trazem uma mudança total na velocidade, revigorando e energizando.

No team building, os participantes de atividades musicais tocam instrumentos ou cantam juntos. Os programas musicais variam de peças orquestrais, peças orquestrais, world music, passando por Haka, beatbox e daft punk. Aprimoramento comprovado da neuroplasticidade e da aprendizagem. Essas atividades elevam o humor e unificam o grupo. Com um pouco de ajuda, técnicas inteligentes e colaborando como um grupo, a música pode ser executada de acordo com as expectativas de todos os envolvidos.

toy factory

Doar para o bem-estar

Doar é tão poderoso para a pessoa que doa quanto para a pessoa que recebe. É um ditado comum, mas é respaldado por fatos científicos. Quando ajudamos os outros, nossos cérebros liberam oxitocina, serotonina e dopamina. Esses hormônios que estimulam o humor neutralizam o efeito do hormônio do estresse, o cortisol, levando a um efeito positivo sobre a saúde mental e o bem-estar da pessoa. As atividades colaborativas de team building projetadas para desenvolver habilidades técnicas que promovem a ajuda e o trabalho com outras pessoas, portanto, têm o benefício adicional de melhorar o humor e reduzir o estresse.

Doar como um grupo e não como um indivíduo leva aos maiores sentimentos de felicidade. A conexão social e a experiência comum compartilhada ajudam a transformar o comportamento generoso em sentimentos positivos para o doador. Além disso, doar em grupo proporciona um impacto maior do que o individual e, por sua vez, um maior senso de realização.

As atividades de team building de RSC são projetadas não apenas para desenvolver habilidades sociais básicas, mas também para dar uma causa digna. Exemplos incluem a construção de bicicletas, a criação de brinquedos ou a captação de recursos através da participação em atividades divertidas e envolventes da equipe. Envolver os funcionários na escolha de uma instituição de caridade local ou escolher uma causa digna através de uma organização de doações como a B1G1 incentiva o compromisso com o projeto e, por sua vez, com a atividade. Muitas pessoas que participaram em tais programas vão juntar-se a círculos de doação ou desenvolvem o hábito de dar benefícios de bem-estar positivos a longo prazo.

meditainment

Mindfulness para o bem-estar

A atenção plena ou mindfulness, é um estado mental alcançado ao focar a consciência no momento presente, enquanto calmamente reconhece e aceita os sentimentos, pensamentos e sensações corporais. Demonstrou-se que a atenção plena ajuda a aliviar o estresse, reduzir a pressão sanguínea, reduzir a dor crônica e melhorar o sono. As pessoas que praticam a meditação regular da atenção plena relatam que se sentem mais calmas, menos estressadas e capazes de lidar melhor com situações desafiadoras.

A maioria das pessoas acha difícil manter o foco sem se distrair. Assim como o fortalecimento do corpo, a mente pode ser fortalecida para uma melhor atenção através de exercícios mentais regulares. Demonstrou-se que a prática regular de meditação da atenção plena engrossa o hipocampo, uma área do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado. A meditação também melhora a atenção e a concentração. Ter confiança para assumir tarefas mais desafiadoras e atingir metas leva a uma maior autoestima e bem-estar.

Atividades orientadas de meditação para a atenção plena como um interlúdio em uma conferência ou workshop relaxam e reorientam a mente aumentando a concentração e os resultados da aprendizagem. Disponibilizar aos funcionários um aplicativo de meditação para a atenção plena e permitir-lhes a liberdade de utilizá-lo pode estimular a prática regular com os seus benefícios.

giving for wellbeing

Se a pesquisa estiver correta, as empresas que se concentram no bem-estar de seus funcionários, desenvolvendo uma cultura de bem-estar no local de trabalho e implementando estratégias ágeis que os funcionários tenham sugerido, terão como recompensa equipes mais saudáveis, felizes, harmoniosas e mais produtivas.


Guy Baker

Diretor Fundador da Catalyst Global

Guy visionou a criação e desenvolvimento de conceitos do team building e, em seguida, começou a convencer o mundo de seus benefícios.

Todos os artigos

Leitura recomendada