Team Building Para Negocios

Team building: o que é este conceito e como aplicá-lo nas empresas?

Publicado em 16 de dez de 2019

Já faz alguns anos que muitas empresas têm apostado em ações de team building. Você sabe o que é isso?

Pela tradução literal, team building significa construção de equipe. Este tipo de treinamento corporativo está focado não na atualização de conhecimentos técnicos, mas no desenvolvimento de diferentes habilidades profissionais e pessoais que podem tornar as equipes de trabalho mais entrosadas na execução das tarefas e mais engajadas com os resultados determinados pela empresa.

O capital humano forma a base de qualquer empresa e é necessário cuidar adequadamente dele para que agregue o valor desejado. Com as estratégias corretas, é possível manter os funcionários produtivos e motivados, de forma a melhorar o clima organizacional, a execução das atividades e a satisfação dos clientes.

Quais habilidades são desenvolvidas em atividades de team building?

Treinamentos corporativos baseados em team building ajudam a desenvolver diferentes habilidades, tudo vai depender dos objetivos que cada empresa deseja alcançar. Mas, de forma geral, ao construir e desenvolver equipes por meio de atividades e treinamentos, empresa e funcionários passam por importantes transformações.

Conheça alguns dos benefícios de atividades de team building:

  • Entendimento claro do conceito de equipe
  • Autoconhecimento
  • Melhoria da comunicação
  • Maior engajamento

Uma equipe é diferente de um grupo. Um grupo é apenas a reunião de duas ou mais pessoas para a realização de algum objetivo que nem sempre conta com o esforço de todos.

Já uma equipe é mais estratégica, pois reúne pessoas com habilidades cruciais que precisam se complementar para o alcance de determinada meta e contribuir para o resultado da organização com um todo.

Os profissionais precisam entender esta diferença para que tenham maior consciência da sua importância nos projetos da empresa e como podem ser úteis para ajudar no sucesso das atividades.

Um profissional precisa conhecer muito bem suas qualidades e defeitos para administrar com assertividade seu comportamento e lidar com a os demais colegas de equipe.

O autoconhecimento, aliado a uma eficiente inteligência emocional, é essencial para o trabalho, pois será a oportunidade de a pessoa oferecer para a empresa o que possui de melhor e aprender a administrar os defeitos que podem dificultar o sucesso individual e dos projetos executados.

A comunicação interpessoal é um dos pilares de uma equipe de trabalho eficiente e com foco em resultado. A troca de informações claras e sem risco de ruídos melhora o fluxo de atividades e minimiza os erros de execução. O resultado de uma boa comunicação entre os profissionais são projetos desenvolvidos com qualidade e no prazo que foi inicialmente determinado.

As atividades de team building geralmente são realizadas fora dos ambientes de trabalho.

Essa mudança de cenário quebra o gelo e deixa os funcionários de um determinado projeto ou departamento mais à vontade. Dessa forma, podem se conhecer melhor e criar afinidades que são positivas para os negócios da empresa.

O engajamento de uma equipe só é possível quando seus integrantes estão em sintonia e remando para a mesma direção com o mesmo grau de empenho.

Conheça os cursos de team building oferecidos pela Catalyst clicando aqui.

Todos os artigos

Leitura recomendada