Jogo Reis do Café

Jogo propõe desafios reais para aumentar o poder de negociação da equipe

1.5 - 2 horas
Internas
Competitivo / Colaborativo
12 - Ilimitado

Sobre

A gestão comercial é um dos pilares de qualquer empresa que deseja se manter no mercado. Afinal de contas, são os profissionais de vendas que apresentam as soluções para os clientes e os fideliza por meio de relacionamento e de estratégias de comunicação eficientes.

Com um mercado de trabalho em constante mutação, as empresas estão buscando maneiras de aprimorar as habilidades profissionais de suas equipes. Uma delas é por meio de jogos corporativos, que recorrem a atividades lúdicas para reforçar conceitos de gestão comercial e apresentar novos, reciclando os conhecimentos dos participantes.

No jogo Os Reis do Café, cada uma das equipes será um comerciante que importará e exportará café e estará paramentada com seus chapéus e sacas de café. Doze times se dividirão em quatro cooperativas.

No início do primeiro ano de negociação os clientes mostrarão suas necessidades de grãos para seus blends e cada equipe fará suas compras. Quando a mesa de vendas fechar, as equipes poderão negociar umas com as outras, pois, o material que conseguiram comprar é insuficiente para formar todos os blends que o mercado quer. Desta forma, apesar de um jogo competitivo, os participantes deverão saber formar alianças com outras equipes. Só assim conseguirão os recursos desejados.

Assim que o segundo ano começa, o ciclo se repetirá. Entretanto, uma urgente e repentina crise atingirá o mercado e exigirá ações rápidas das equipes. Por ser inesperada, a crise fará com que as equipes revejam seus planos e adequem suas estratégias.

Durante o terceiro ano, os clientes atrasarão para passar seus pedidos, forçando as equipes a agir sob pressão. E no último ano, o mercado abrirá por um tempo menor, fazendo com que os times agilizem as suas negociações.

Ao longo dos anos os clientes realizarão suas compras e cada equipe deverá vender suas sacas, preferencialmente com lucro! Ao final dos quatro anos, as cooperativas apurarão seus resultados, mostrando os vencedores.

Resultados de Aprendizagem

O jogo Reis do Café foi cuidadosamente construído para quebrar a mentalidade compartimentada e garantir a colaboração entre as equipes, que trabalham para um objetivo comum: melhorar a gestão comercial e os resultados das empresas onde trabalham.

Os participantes experimentam a força das mudanças de mercado, a construção de cadeias de abastecimento e o desenvolvimento da compreensão das necessidades dos clientes. Reis do Café revela claramente a importância da coleta de informações, o comportamento adaptativo e compreensão dos mercados e valores das commodities.

As equipes farão o papel tanto de compra quanto de venda, para maximizar a sua vivência, experimentando ambos os lados da equação do cliente. Com muita interação e competitividade, eles precisarão apresentar raciocínio rápido e pensamento criativo para compreender e se adequar às constantes mutações do mercado do café e do comportamento do consumidor.

Atuando no fornecimento da cadeia de abastecimento complexa, que começa no produtor, passa pela distribuição e chega a um consumidor final cada vez mais inconstante, as equipes deverão considerar o momento econômico e sucesso a curto prazo versus estratégia de longo prazo.

Ao longo de cada rodada, os profissionais de gestão comercial deverão aplicar conceitos de gestão de riscos, negociação ganha-ganha e diferentes estratégias de negociação.

Terminado o jogo, começa o debriefing, hora em que os participantes têm a oportunidade de analisar o conteúdo do jogo, promovendo e reforçando tudo o que aprenderam sobre o empenho e foco no cliente e como aplicar as técnicas no dia a dia. Tudo isso acompanhado de um bom cafezinho.

Depoimentos de clientes

A ideia era que nossos funcionários parassem de trabalhar por um minuto, focassem nas necessidades e dinâmicas da equipe e aprimorassem as ferramentas que os ajudariam a trabalhar de forma mais inteligente e melhor. A Bean Around the World realmente alcançou esse objetivo de maneira divertida e envolvente.

Training & Development Officer
TomTom

Solicite um Orçamento