Transforme Sua Festa de Fim de Ano em um Sucesso

Publicado em 15 de out de 2022 por Esther Daniel

As festas de natal devem ser um momento fantástico de diversão e celebração para toda a equipe. No entanto, elas podem levantar uma série de preocupações para profissionais de Recursos Humanos. Mais de 78% dos empresários afirmam ter encontrado problemas decorrentes de uma confraternização de Natal. Adotar medidas cautelosas para evitar transtornos é imperativo. É necessário ter consciência da diversidade entre os funcionários e tentar equilibrar a inclusão, e ao mesmo tempo assegurar que as pessoas saibam que não é obrigatório participar. Essa linha tênue vale a pena atravessar. Lembre-se de que nem todas as pessoas gostam de festas e nem todas a pessoas celebram o Natal!

Clareza em relação à Conduta e Dresscode

Oferecer diretrizes claras sobre a conduta apropriada e sobre dresscode é essencial. Sobretudo, é recomendável garantir o equilíbrio entre fiscalizar a diversão e ao mesmo tempo tornar o ambiente apropriado, seguro e inclusivo para todos. Ao fornecer bebidas alcoólicas é importante pensar sobre as implicações, manter atendentes no bar que estejam atentos se algum funcionário ficar bêbado, para não fornecer bebidas livremente a noite toda. Lembre-se, é uma festa de Natal da empresa e não uma noite de bebedeira! E lembre-se também de que haverá pessoas que não consomem álcool por razões pessoais ou religiosas. Considere adicionar uma atividade significativa que irá agregar valor ao evento e que tenha o bônus adicional de levar a atenção plena de uma conduta apropriada aos participantes de forma natural e menos autoritária.

Networking e a Construção de Relacionamentos

Com o aumento nas equipes remotas e no trabalho a partir de casa, para algumas empresas, o Natal é uma época-chave do ano para que as pessoas se juntem pessoalmente. Procure maneiras de construir relacionamentos e fortalecer os laços existentes. Uma festa de fim de ano memorável pode ser vital para manter os principais membros da equipe. É também uma oportunidade única para reforçar os valores-chave ou acelerar o networking, incorporando uma atividade de team building estrategicamente alinhada.

Resultados, prazos e localização

Selecionar a atividade correta com base em resultados prévios é essencial para o engajamento completo e um para um resultado positivo. Se você está procurando uma idéia para quebrar o gelo na festa de Natal, estimular a interação ou iniciar as comemorações, há diferentes opções disponíveis. Se você trabalha de forma consistente com um fornecedor de team building, eles conhecerão o seu grupo e entenderão a visão geral e a cultura da sua empresa tornando o processo muito mais fácil. Definir a localização, o número e o demográfico dos participantes também é importante. Muitas empresas optam por sair ao ar livre com uma caça ao tesouro temática como Go Team. atividades internas como quizzes do tipo Push It! e Quickfire esquentam uma festa de Natal e fazem com que as pessoas interajam, riam e apreciem as variadas habilidades do outro rapidamente e sem esforço. Seja em ambientes fechados ou ao ar livre, esses programas baseados em aplicativos são altamente envolventes, ligam uma ponte entre as gerações e podem ser facilmente adaptados para atender a ocasião além de sutilmente reforçar os valores da empresa. 

Devolvendo

Pelo verdadeiro espírito de doação do Natal, há uma tendência crescente para RSE e as atividades de caridade em equipe, onde os colegas de trabalho podem ter um impacto direto em sua comunidade local e "devolver" a outros grupos menos favorecidos. A pesquisa mostra que os funcionários valorizam esses tipos de iniciativas e estão mais preparados para se envolverem em uma atividade de team building que, em última análise, está ligada à uma causa digna. Há muitos desses programas para escolher, incluindo construção de bicicletas e fabricação de brinquedos para crianças desfavorecidas, pistas de mini-golfe feitas com embalagens de alimentos que irão para uma instituição de caridade local, programas de plantação de árvores e outros. A Catalyst Global colaborou com a iniciativa de doação global B1G1 para criar Go Give. Trata-se de um desafio divertido e altamente imersivo com base em aplicativos, onde os pontos se convertem em impactos para causas dignas cuidadosamente selecionadas em todo o mundo.

E será uma confraternização de Natal memorável! 

Entre em Contato

 

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada