peak performance planning

Planejamento Flexível para atingir Peak Performance

Publicado em 6 de fev de 2017 por Guy Baker

 

Peak Performance, a mais recente ferramenta de aprendizagem experimental da Catalyst Global, usa uma expedição simulada do Monte Evereste para ensinar as suas equipes a construir planos que podem ser adaptados para trabalhar efetivamente em situações de mudança.

planejando para o Inesperado

Ambientes corporativos e caminhadas de montanha podem parecer mundos separados. No entanto, a forma como as equipes devem trabalhar para atingir o sucesso em ambas as situações é a mesma.

No alpinismo, muitas partes do plano são fixas, enquanto certas partes devem ser mantidas flexíveis. As condições meteorológicas alteram-se rapidamente. Os clientes que parecem ter experiência e níveis de aptidão física altos podem falhar em altitude. Ao ensaiar extensos cenários de e se...?" muito antes de chegarem à montanha, as equipes de escalada podem preparar-se para o inesperado.

"Nós fomos para aquela montanha com um grande plano, um plano elegante", disse David Finlay Breashears, um montanhista americano, citado em Liderança: Lições de Liderança de Sobreviventes, 2006.

"Um bom plano faz-te ágil, não preso. O nosso deu-nos opções."

Assim, também nos negócios, ser flexível para calibrar o projeto ao longo do caminho e ajustar as regras e requisitos é imperativo. Se as equipes se tornam demasiado consolidadas a um plano, tornam-se vulneráveis ​​a serem incapazes de responder efetivamente às mudanças no ambiente de negócios. A antecipação de uma variedade de cenários diferentes permite que as equipes se adaptem às circunstâncias em mudança, tendo noção do que está a dificultar ou o que precisa de ser afinado para simplificar o processo de resolução de problemas e fazer progressos visíveis.

Uma abordagem equilibrada ao planejamento

Nos negócios, como na escalada, é imperativo identificar as etapas necessárias para progredir. Delinear ações mensuráveis ​​com base no tempo e marcos são a chave para o sucesso em qualquer projeto. Ficar preso a um detalhe também pode impedir a ação necessária face a questões imprevistas, prejudicar o moral da equipe e colocar em perigo o progresso em direção ao objetivo comum.

Na preparação para escalar o Evereste, o planejamento e treino levam meses, às vezes anos: as pessoas certas com os conhecimentos e habilidades necessários e devem ser selecionados, escaladores devem preparar-se fisicamente, o planejamento financeiro deve ser concluído, equipementos necessários devem ser obtidos e transportados, e os planos e itinerários da expedição em si devem ser criados, com base em pesquisas extensas. Então, uma vez na montanha, condições climáticas adversas, lesões, equipementos perdidos ou estragados, entre outros desafios, podem lançar um itinerário para fora dos trilhos. A equipe deve unir-se para enfrentar estes desafios, comunicar de forma eficaz, manter a calma, permanecer positiva, com o intuito de reformar o plano original para uma melhor resposta aos fatores alterados.

"Tivemos que subir seguindo a agenda da montanha, não a nossa", disse Breashears

Num ambiente de negócios, as mudanças de condições raramente colocam vidas em risco, mas não são menos ameaçadoras para o sucesso final do objetivo geral de uma equipe.

De forma divertida e envolvente, o Peak Performance coloca os participantes numa situação que requer planejamento e comunicação qualificados das equipes, enquanto exige flexibilidade na aplicação do plano, entendendo e considerando um grande número de mudanças situacionais que podem causar possíveis impedimentos ao plano. Isto deixa os participantes conscientes da importância do planejamento flexível para o sucesso.

Guy Baker

Diretor Fundador da Catalyst Global

Guy visionou a criação e desenvolvimento de conceitos do team building e, em seguida, começou a convencer o mundo de seus benefícios.

Todos os artigos

Leitura recomendada