Gamificação e tecnologia no teambuilding

Publicado em 1 de abr de 2019 por Esther Daniel

A tutoria on-line e a gamificação da aprendizagem tornaram-se cada vez mais populares na última década, sendo usadas pelo setor educacional e pelas corporações. A gamificação cria experiências de aprendizado empolgantes, educativas e divertidas, oferecendo benefícios adicionais que os sistemas convencionais não conseguem alcançar. Pesquisas mostram que a gamificação na aprendizagem aumenta o engajamento, aumenta a sensação de realização e melhora a retenção geral em dez vezes, quando comparada aos métodos tradicionais de aprendizagem, como leitura e audição. Em suma, a aplicação da mecânica de jogo no teambuilding tem mostrado aumentar drasticamente a sua eficácia. A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante na entrega de programas de teambuilding com caneta e papel sendo substituídos por ferramentas digitais como smartphones, tablets e GPS. sistemas em todas as atividades de teambuilding convencionais.

Technology in Team Building

O Futuro do Team Building

Olhando para a frente em 2019, o mais impressionante e efetivo desenvolvimento de equipes virá de jogos colaborativos de Realidade Virtual como o Infinite Loop e atividades que envolvem engenhocas sob medida de alta tecnologia como as caixas de quebra-cabeças personalizadas da Red Alert e contadores vermelhos flamejantes.

red alert

Os temas ao estilo de sala de fuga (Escape Room) também têm crescido em popularidade e farão a transição para a paisagem de teambuilding cada vez mais, permitindo que os participantes entrem em mundos diferentes e assumam papéis fictícios ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades úteis. Um excelente exemplo disso é o Outbreak - Escape the Virus, uma atividade que pede aos participantes para salvar o mundo de um vírus mortal, utilizando quebra-cabeças estilo sala de fuga em conjunto com tecnologia para alcançar total imersão, motivação, inclusão e maior retenção de aprendizado.

outbreak

Como a ciência apóia a gamificação na aprendizagem

Quando os humanos participam de atividades que estimulam seus corpos ou mentes, o corpo libera endorfinas. As endorfinas são neurotransmissores que contribuem para um sentimento de felicidade e motivação, particularmente quando você realiza algo ou conclui uma tarefa com sucesso. O mais recente programa Go Team da Catalyst, Escape the Maze, foi especificamente projetado para aproveitar isso, dando às equipes um desafio e recompensando-as pela conclusão bem-sucedida, seja por meio de pontos, um prêmio virtual ou passando para o próximo nível. Isso libera endorfinas, criando um sentimento de positivismo que impulsiona engajamento contínuo, motivação e sucesso.

escape the maze

Risco e Recompensa

Risco e recompensa fazem ainda mais para ajudar os participantes a se esforçarem e alcançarem objetivos. Estamos todos cientes da natureza viciante das máquinas de pôquer, pachinko, mahjong e outros jogos relacionados a jogos de azar ou risco, uma característica que os exercícios de teambuilding podem utilizar para envolver ainda mais os participantes.

No Quickfire, as equipes devem arriscar seus tokens para participar de um desafio que, quando concluído com sucesso, os recompensa com mais fichas para investir. Isso cria um ciclo de atividades em que os participantes repetem continuamente o que estão fazendo devido ao prazer, risco e recompensa envolvidos. A repetição que esse loop traz permite que os participantes aprimorem as habilidades relevantes de forma mais eficaz e analítica, sem criar um ciclo monótono ou chato de eventos que acabaria por deixar as equipes entediadas e desengajadas. Esse equilíbrio de diversão e educação é o que torna um evento eficaz de teambuilding tão útil, pois os participantes se encontram continuamente desenvolvendo um conjunto de habilidades específicas através de um meio agradável e envolvente.

quickfire soccer

Endorfina

Um problema bem conhecido em programas de teambuilding mal concebidos é a falta de engajamento, em que um ou mais membros da equipe se tornam observadores passivos em vez de participantes. Através da gamificação, do design inteligente e do uso da tecnologia, todos os participantes podem estar ativamente envolvidos, com endorfinas garantindo que seu envolvimento aumente ao longo do jogo. A pesquisa mostra que liberar endorfinas também ajuda na retenção educacional geral, que é uma visão científica valiosa ao projetar um jogo de teambuilding baseado em tecnologia.

Se você está tentando aumentar o engajamento da conferência ou simplesmente busca organizar um exercício de teambuilding, incluindo perguntas e desafios que se concentram em torno do resultado de aprendizado desejado, os participantes estarão engajados, motivados e capazes de efetivamente absorver as informações.

go team destination

Feedback e o potencial para melhorar

A gamificação é uma ótima maneira de as equipes receberem feedback constante, atualizado e automático. No passado, as equipes tinham que esperar até um anúncio, ou até o final da atividade, para saber como estavam se saindo. Nos programas baseados em tecnologia da Catalyst Global, as atualizações, o feedback e as pontuações são entregues em tempo real à medida que os participantes progridem. Os participantes também podem receber mensagens de incentivo do controlador de jogo e de outros participantes por meio de mensagens incorporadas.

Essa capacidade de receber feedback a qualquer momento escolhido permite que todos os participantes, não apenas aqueles que estão no topo da tabela, vejam seu desempenho atual e analisem mais facilmente como podem melhorar. Pesquisas afirmam que o potencial e a capacidade de melhorar é um aspecto importante de satisfação e bem-estar. Com isso em mente, os jogos que utilizam a tecnologia devem ser projetados com desafios que repetem um determinado conjunto de habilidades, permitindo que os participantes vejam seu progresso, analisem os problemas que enfrentam e os aprimorem. O Catalyst aplica essa ciência a seus programas baseados em tecnologia, particularmente durante os jogos do Go Engage para indução de equipe e engajamento em conferências, que geralmente são desempenhados por um indivíduo como parte de um processo de eLearning.

Nos casos em que os desafios não são preto e branco e não têm medidas claras de sucesso - por exemplo, aqueles marcados por um controlador de jogo em vez do próprio aplicativo - adotando uma escala de marcação que incentiva as equipes a sentir que estão melhorando seu desempenho para aumentar o sentimento de realização e motivação dos participantes.

No geral, a aplicação da mecânica de jogo ao teambuilding resulta em um aumento drástico no envolvimento, motivação, satisfação e retenção. Esses resultados explicam porque a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na entrega de programas de teambuilding que incorporam técnicas de desenvolvimenos de jogos, criando atividades mais eficazes que beneficiam tanto empresas quanto funcionários.

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada