mindfulness meditainment

Destressar & Relaxar com a Meditação para a Atenção Plena

Publicado em 17 de jun de 2019 por Esther Daniel

Você está sentado confortavelmente? Agora feche seus olhos. Esteja ciente de sua respiração. Observe como o ar entra e sai do seu corpo. Enquanto você inspira... e expira ... Você está se concentrando em sua respiração ou sua mente acaba de fugir?


Em nosso mundo acelerado, onde a tecnologia está acionando coisas para nós literalmente a cada segundo do dia, é difícil concentrar-nos. Eu me sento para escrever, mas logo percebo minha mente vagando, obcecada por algo que alguém me disse ontem, ou algo que fiz e me arrependo e agora estou preocupado porque não estou escrevendo. Grr… O estresse e a ansiedade aparecem.

O que é Meditação para a Atenção Plena?

A meditação com atenção plena concentra a sua atenção no momento presente. É uma habilidade e, com a prática regular, você alcançará uma consciência relaxada e sem julgamento dos pensamentos e sentimentos. Você terá a percepção de que eles são simplesmente pensamentos e não estão no controle de você.

Muitos estudos confirmam que os programas baseados em atenção plena (mindfulness) têm efeitos positivos e poderosos sobre os sintomas de estresse, ansiedade e padrões irregulares de sono e uma melhora no bem-estar psicológico geral. E agora, com a assistência da tecnologia de imagem do cérebro, como fMRI e EEG, existem inúmeros artigos científicos que comprovam os benefícios neurológicos da meditação com atenção plena.

mindfulness meditation

Reavaliação do Stress e Relaxamento

Todo mundo experimenta estresse em algum momento de suas vidas diárias. Frequentemente, os mecanismos de controle, que automaticamente colocamos em ação quando estamos estressados, não ajudam muito. Eles são mais adequados aos tempos pré-históricos, em que lutar ou correr eram as únicas escolhas que precisávamos fazer frente as ameaças reais. Felizmente, não tendemos a nos deparar com tigres com dentes de sabre com muita frequência hoje em dia, e a maioria das "ameaças" a que reagimos são PERCEBIDAS. Dito isso, nossos corpos e mentes tratam as ameaças REAIS e PERCEBIDAS da mesma forma, e o estresse resultante também pode ser um instigador-chave de muitas doenças físicas que causam dor e, portanto, aumentam ainda mais o estresse.

Nossa perspectiva de uma situação pode desencadear ou aumentar o nível de estresse. Você já se viu repetindo a mesma coisa em sua mente? A ruminação pode ser angustiante e é sintomática da depressão. Por mais que gostemos de pensar que nossas percepções estão corretas, a meditação com a atenção plena pode nos ajudar a reavaliar nossa avaliação do mundo externo. Este processo é denominado reavaliação cognitiva ou "re-percepção". Acredita-se que, quando praticamos a meditação da atenção plena, estamos nos concentrando no presente, permitindo-nos monitorar os pensamentos à medida que eles surgem de uma maneira não avaliativa.

Isso é ótimo, para falar a verdade, no auge da situação estressante, praticar meditação é a última coisa que temos vontade de fazer. É aqui que a meditação guiada pode ajudar. Ser capaz de acessar um aplicativo no seu telefone, fechar os olhos e seguir junto com um guia, leva você diretamente ao processo meditativo, dando um alívio instantâneo.

E os resultados fisiológicos são cientificamente comprovados! Relaxamento reduz a atividade da glândula adrenal, melhora o sistema imunológico e reduz a pressão arterial. Mais eficaz do que um latte de cúrcuma!

sleeping at the wheel

Medite, Adormeça e Recarregue

O sono é essencial para o bem-estar físico e para a saúde mental. Ela afeta nosso apetite, respiração, pressão arterial, saúde cardiovascular, sistema imunológico, hormônios do estresse e muito mais. O sono deficiente está ligado a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Somos constantemente lembrados de que deveríamos estar recebendo de 7 a 8 horas de sono de boa qualidade. Infelizmente, parece que a quantidade de pessoas que têm dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo está aumentando.

Há evidências praticamente indiscutíveis de que isso é diretamente atribuível ao aumento do uso de dispositivos eletrônicos.

O uso de tecnologia perto da hora de dormir é muito predominante. O uso de dispositivos tecnológicos interativos, como smartphones, computadores e consoles de jogos, pode causar hiperestimulação e impedir a retirada natural do sistema nervoso simpático, resultando em distúrbios do sono.

No final do dia, liberar a mente das distrações do dia através da meditação guiada para a atenção plena ajudará a cair suavemente em um sono profundo e natural.

mindfulness meditation guided

Uma desintoxicação digital pode ser exatamente o que o médico receitou, mas com a meditação da consciência plena produzindo efeitos positivos no bem-estar psicológico que se estendem além da meditação comum, é hora de fazer uma pausa, renovar e recarregar com a meditação orientada para a atenção plena.

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada