Desenvolvendo Equipes Virtuais Eficazes

Publicado em 7 de jul de 2019 por Esther Daniel

Se você é um trabalhador remoto como eu, você saberá a liberdade que isso traz. Dentro da razão, você pode viver onde quiser e definir seu horário de trabalho. Eu sou fã de esportes e adoro viajar, então trabalhar remotamente combina com meu estilo de vida. No entanto, tem alguns desafios.

A globalização está impulsionando o crescimento do trabalho remoto. De acordo com um estudo da Strategy Analytics, “a força de trabalho remoto global deverá aumentar de 1,52 bilhão em 2017, respondendo por 39,3% da força de trabalho global, para 1,88 bilhão em 2023, respondendo por 43,3% da força de trabalho global”. De acordo com o IWG, 70 por cento dos profissionais já trabalham remotamente pelo menos um dia por semana, enquanto 53 por cento trabalham remotamente por pelo menos metade da semana.

Todos os mesmos modelos de eficácia da equipe aplicam-se a equipes remotas, mas de certa forma ainda mais, porque estão sujeitos à tirania da distância e aos desafios geográficos, culturais e linguísticos que ela traz. Equipes virtuais eficazes são guiadas por líderes astutos que estabelecem no grupo processos claros que suportam dinâmicas de equipe positivas.

ibuild

Intercâmbio Cultural e Conectividade

A cultura positiva da empresa é essencial para o envolvimento dos funcionários e a satisfação no trabalho. Aumenta a fidelidade dos funcionários e está ligada a taxas mais altas de produtividade. O contexto compartilhado ajuda a fomentar a confiança e a interdependência, levando a uma comunicação aberta, trabalho em equipe e colaboração, fatores vitais para equipes eficazes com trabalhadores remotos.

Existem várias maneiras pelas quais os líderes podem promover a identidade coletiva e o entendimento em equipes virtuais. Para criar uma cultura de desempenho, propósito e trabalho significativo, comece discutindo a cultura da equipe em conjunto. Descobrir o que interessa aos indivíduos ajudará a criar uma cultura apropriada para a equipe.

Em equipes virtuais, a distância social causa falta de identidade compartilhada. Uma queixa comum dos trabalhadores remotos é que eles acham que construir confiança e conexão com os colegas é um desafio. Isso pode significar que as políticas no local de trabalho são mais prevalentes e que o conflito é mais complicado de resolver.

Apesar de ser remoto, as responsabilidades compartilhadas, a tomada de decisões coletivas e o envolvimento regular em conversas ajudarão a desenvolver a interdependência cognitiva. Incentivar uma cultura de compartilhamento de informações e tarefas colaborativas auxilia no desenvolvimento da memória transativa.

the infinite loop

O tempo reservado para se encontrarem frente a frente para participar de atividades de team building que focalizam o comportamento da equipe, proporcionará ganhos em conectividade e produtividade. No jogo de realidade virtual, The Infinite Loop, os participantes se revezam no uso de um membro da equipe por vez usando um fone de ouvido de Realidade Virtual para descrever o mundo virtual, enquanto os companheiros de equipe no mundo real têm as soluções. A aprendizagem iterativa, combinada com feedback contínuo, é uma novidade para os funcionários remotos e pode desenvolver rapidamente colaboração e habilidades de comunicação eficazes em equipes remotas.

Outro programa desse tipo, o Integrity, oferece um contexto seguro para orientar o comportamento apropriado, examinar a cultura da empresa, criar uma discussão pró-ativa e solicitar uma tomada de decisão coesa da equipe.

Trabalhadores saudáveis são mais felizes e mais produtivos. Uma queixa comum dos trabalhadores remotos é que eles trabalham mais horas, não fazem intervalos e têm pouca distinção clara entre a vida doméstica e a vida profissional. Discuta essas questões em grupo e encontre estratégias para incentivar hábitos saudáveis. Considere investir em aplicativos de bem-estar, como a meditação da atenção plena para a equipe. Meditainment Online! pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento e é comprovado que promove o pensamento positivo, bons hábitos de sono e aliviar o estresse.

Estratégias que aumentam o sentimento de pertencimento e inclusão podem ser tão simples quanto rituais de socialização, como celebrar aniversários. É mais difícil de fazer quando se trabalha remotamente, mas não impossível.

O propósito social coletivo tem efeitos positivos no vínculo da equipe, criando uma identidade compartilhada. Na Catalyst, contribuímos coletivamente para causas significativas através da organização de doação global B1G1. Isso reforça nossa cultura compartilhada de doação.

	escape the maze

Comunicação

Para funcionários remotos, a maioria das interações é feita por telefone ou via tecnologia. A falta de linguagem corporal e resposta imediata deixa esse tipo de comunicação aberta à interpretação, o que, por sua vez, causa confusão e ansiedade. Além disso, equipes remotas geralmente abrangem várias culturas. Isso cria considerações sobre tom, estilo de escrita e até mesmo a escolha de ferramentas de comunicação. Humor ou um gracejo despreocupado pode parecer apropriado em uma cultura, mas pode ser rude em outra.

Criar uma oportunidade para os indivíduos verbalizarem como eles preferem se comunicar e, por sua vez, desenvolver uma compreensão das preferências dos outros pode ajudar significativamente no estabelecimento de um protocolo de comunicação eficaz e na escolha das ferramentas de comunicação corretas. Videoconferência em vez de chamadas de voz pode ajudar a trazer alguma linguagem corporal para uma conversa. Tomar medidas para desenvolver normas compartilhadas de comunicação pode aumentar sua previsibilidade e certeza.

Inúmeros estudos mostram, no entanto, que a comunicação face a face é muito mais eficaz do que a comunicação digital, portanto, sempre que possível, criar a oportunidade para os trabalhadores virtuais se conectarem pessoalmente terá o efeito mais significativo no desenvolvimento da conectividade.

Reunir-se pessoalmente para participar de jogos de negócios experimentais que aumentam a conscientização e a apreciação da diferença individual, bem como dos pontos fortes, pode impulsionar exponencialmente a dinâmica de equipe em equipes remotas. A atividade de team building baseada em tabletes, Escape the Maze, é uma maneira divertida e envolvente de conscientizar a responsabilidades em tarefas coletivas, bem como melhorar a dinâmica da equipe e desenvolver experiências compartilhadas.

integrity

As equipes virtuais continuarão aumentando. Através da promoção da cultura compartilhada e do desenvolvimento de um protocolo transparente de envolvimento, as equipes remotas podem prosperar. Para ser eficaz, no entanto, as equipes precisam se reunir na mesma localização geográfica de tempos em tempos. Capitalizar essas reuniões presenciais com jogos de aprendizagem experiencial direcionados e atividades de team building que modelam os comportamentos desejados da equipe garantirá que as equipes virtuais possam ser equipes eficazes.

Esther Daniel

Chefe de Engajamento de Parceiros da Catalyst Global

Garantindo a eficácia organizacional através de estratégias de engajamento de parceiros de rede.

Todos os artigos

Leitura recomendada