Escape the Game

Quais habilidades profissionais são desenvolvidas no jogo de escapada?

Publicado em 2 de dez de 2019

Criados no Japão, os jogos de escapada têm a proposta de reunir pessoas em uma sala ambientada repleta de charadas. Para conseguir sair de lá no tempo estabelecido (geralmente de 60 minutos), é necessário desvendar todos os enigmas.

Com temas relacionados a assassinatos, cenas de terror, entre outros, os jogos de escapada começaram atraindo grupos de amigos interessados em uma forma diferente de diversão.

De uns anos para cá, este tipo de atividade chamou a atenção dos grupos corporativos, que passaram a usar estes cenários para desenvolver habilidades profissionais que podem ser levadas para dentro do ambiente de trabalho.

Além de fazerem parte do processo seletivo de algumas empresas, os jogos de escapada atraem profissionais que já compõem o quadro de funcionários, que são convidados a entrar na brincadeira para rever posturas no trabalho e buscar formas de aprimorá-las, para o bem do clima organizacional e dos resultados da empresa.

Conheça os benefícios dos jogos de escapada para as empresas

Para cumprir a missão dos jogos de escapada, a primeira coisa é saber trabalhar sob pressão. Isso porque existe um tempo determinado para o grupo desvendar todos os enigmas e sair da sala.

A comunicação é outro ponto bastante trabalhado nos jogos de escapada. Os integrantes precisam conversar sobre o que diz a charada para encontrarem a melhor resposta. Nesta hora entra também o trabalho em equipe, pois é o consenso que sempre vai contar na hora de dar seguimento ao jogo.

Criatividade e pensamento disruptivo são outras habilidades profissionais que o jogo de escapada desenvolve. Para interpretar as pistas, nem sempre vale o óbvio. Buscar novas formas de resolver problemas vai ajudar o grupo a desvendar o mistério que os mantém presos na sala.

Um importante diferencial do jogo de escapada é a possibilidade do autoconhecimento. Um integrante vai descobrir que tem capacidade de tomar decisões e de convencer o grupo a seguir para determinada direção. Outro descobrirá que sabe ouvir o outro e enxergar novas faces de um problema. E assim por diante.

E o que fazer depois que o jogo de escapada termina?

Finalizado o jogo, é importante que os profissionais procurem identificar as habilidades profissionais que foram descobertas e desenvolvidas e como elas podem ser aplicadas no dia a dia do trabalho. Essa análise vai resultar em profissionais mais capacitados, equipes mais unidas e projetos mais criativos.

Conheça o Beat the Box: jogo de escapada da Catalyst

Este jogo de escapada vai tirar os participantes da zona de conforto e incentivá-los a tomar decisões. Ao participar deste treinamento, cada profissional vai compreender seu papel na equipe e como ele é crucial para o sucesso dos projetos da empresa. Vai perceber também que suas habilidades combinam com outras e que, juntas, podem oferecer soluções criativas para os clientes.

O Beat the Box começa com uma mensagem misteriosa em vídeo. O único material disponível é uma caixa de alumínio trancada com cadeado. A primeira tarefa do jogo de escapada consiste em abri-la. Dentro dela há quatro malas, também protegidas com cadeado, cada uma com enigmas e mistérios que precisam ser desvendados. Dentro da última mala estão letras que devem ser ordenadas para a conclusão do enigma-chave.

Como não é possível pular etapas, a equipe precisa contar com a colaboração, agilidade e o pensamento criativo de todos os participantes.

Diferentemente dos jogos de escapada que fizeram sucesso no início, quando pequenos grupos eram reunidos em uma sala específica, o Beat the Box vai até você e pode ser realizado para grandes grupos, de até 350 pessoas. Essa possibilidade torna o jogo muito mais divertido e a pressão ainda maior, fortalecendo a integração, a comunicação e a interdependência do grupo, uma vez que este é um jogo colaborativo.

A Catalyst oferece outros jogos de escapada. Para conhecer todos eles, clique aqui.

Todos os artigos

Leitura recomendada