cross departmental cooperation

Como o teambuilding promove a colaboração entre departamentos

Publicado em 6 de mai de 2019 por René Wittek

As empresas foram divididas em unidades organizacionais desde a industrialização. Isso faz sentido, pois ao fazê-lo, é possível combinar tarefas e atividades relacionadas e reunir recursos.

No entanto, vem com desafios. Para simplificar eficiências, as empresas precisam garantir que os departamentos trabalhem e funcionem juntos. A dificuldades estruturais associadas devem ser repetidamente trabalhadas e resolvidas pelas organizações. Claro, isso é do conhecimento comum. A maioria das empresas usa organogramas para ilustrar como, em sua organização, os funcionários de uma unidade organizacional trabalham em conjunto com as outras unidades.

Porém, não basta apenas criar as condições estruturais para que os departamentos e seus funcionários possam interagir sem problemas uns com os outros. As circunstâncias devem ser criadas para que os funcionários desejem fazê-lo.


cross functional cooperation

Departamentos - Um Grupo Social?

Da sociologia e da psicologia social, conhecemos vários fenômenos que dificultam a colaboração em grupo. Exemplos incluem In-group vs. Out-group e Estereótipo. Embora esses fenômenos não descrevam explicitamente a colaboração de unidades organizacionais, eles revelam que os indivíduos em grupos geralmente têm reservas sobre os indivíduos de outros grupos.

Vários estudos e experimentos mostram que o sentimento de pertencer a um grupo é particularmente pronunciado quando os elementos individuais são muito semelhantes em termos sociais. As semelhanças sociais não se limitam apenas a elementos como nível de educação e classe de renda, mas também incluem gênero e cor da pele e hobbies. Parece plausível que departamentos com funções especializadas tenderiam a ter níveis semelhantes de educação e níveis de renda. Com base nessa premissa, isso pode resultar em tal departamento formando seu próprio grupo social dentro da empresa.

Formação de grupos internos (in-group), estereótipo e grupos externos (out-group)

Essa criação de um grupo em que uma pessoa se identifica psicologicamente como membro resulta em favoritismo em relação a um grupo interno e na ausência de favoritismo semelhante em relação a um grupo externo. Essa preferência e afinidade pelo grupo interno, ou por qualquer pessoa vista como fora do grupo interno, pode ser expressa no local de trabalho de diversas maneiras.

Quantas vezes você ouviu algo engraçado, apesar de termos depreciativos subjacentes para as equipes da sua organização? “Os nerds da EDP”. "Aqueles lá em cima". "As lesmas da produção". Além disso, os grupos externos costumam ser rotulados como desculpa para não atingir alvos ou objetivos. "Nós poderíamos trabalhar melhor, mas o departamento de contabilidade está nos segurando", "poderíamos ter vendido a nova linha de produtos há muito tempo, se o departamento de marketing fosse melhor"). Esse pensamento de "grupo externo" pode levar funcionários de diferentes departamentos a não quererem trabalhar juntos.

Essas reservas são principalmente preconceitos, que se intensificam à medida que os grupos se isolam dos outros. Esse ciclo pode tornar a colaboração interdepartamental em empresas não mais efetiva, apesar das condições estruturais estarem em vigor.

Para neutralizar esse fenômeno, as empresas devem realizar regularmente sessões conjuntas de team building. Durante o qual, os indivíduos dos diferentes departamentos devem ser atribuídos a equipes para realizar a atividade de team building em conjunto. E a cooperação interdepartamental pode ser discutida.

cross departmental cooperation

O Beat the Box aproxima os departamentos

Na atividade experiencial de team building, Beat the Box todo o grupo é dividido em pequenas equipes, todas com sua própria caixa fechada na mesa. Um trailer de vídeo curto e emocionante apresenta aos participantes a atividade: Uma voz misteriosa desafia todos a parar uma contagem regressiva em 90 minutos. Todas as ferramentas que você precisa estão na caixa trancada e as malas trancadas dentro, então todas elas precisam ser abertas usando quebra-cabeças. No início, os participantes acreditam que se trata de uma competição, pois os participantes são divididos em equipes, aparentemente todos os grupos têm os mesmos materiais e não há instruções para cooperar.

No início, toda equipe tenta abrir sua própria caixa ou suas malas o mais rápido possível. À medida que o jogo avança, no entanto, as equipes percebem que precisarão dos resultados dos outros grupos para poderem parar a contagem regressiva. Os grupos (análogos aos departamentos) devem, portanto, compartilhar resultados (análogos aos resultados do trabalho) para poderem interromper a contagem no tempo (análogo ao objetivo da empresa).

O Team building aprimora a cooperação entre departamentos

Essa atividade de team building, portanto, concentra-se em dois aspectos diferentes para melhorar a colaboração interdepartamental: por um lado, todo o grupo é dividido em pequenas equipes, para que os funcionários de diferentes departamentos trabalhem juntos. Essa cooperação ativa e o objetivo comum associado podem levar ao desmantelamento de preconceitos e, assim, ao relaxamento do pensamento e da ação do grupo. Por outro lado, os participantes serão lembrados de forma lúdica que é imperativo que os departamentos das empresas não percam de vista a meta corporativa comum.




René Wittek

Fundador e Sócio-Gerente da Spielgestalter

René Wittek é um psicólogo social que gosta de identificar os desafios atuais que as empresas enfrentam e de procurar maneiras inovadoras de enfrentá-las.

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