playing games teaches team work

Como os Jogos Podem Melhorar o Trabalho em Equipe

Publicado em 27 de mai de 2019 por Darius Lomsargis

Inovação, empreendedorismo, criatividade, cooperação funcional cruzada, liderança prática e todas as outras palavras de que já conhecemos, porque é assim que essas empresas incríveis e absolutamente perfeitas operam - você provavelmente ainda pensa que isso está fora do seu alcance.

Você pode culpar os recursos limitados que você tem, as pessoas desmotivadas e incompatíveis ao seu redor, as metas inatingíveis ou os concorrentes invencíveis. Mas o mais provável é que você não saiba como alcançá-lo, como mudar não apenas o seu, mas a abordagem de toda a equipe. É mais fácil reclamar e permanecer na zona de conforto OU trabalhar muito, mas não necessariamente com resultados visíveis. A menos que haja uma maneira fácil, agradável e divertida de sair dela.

Vamos resumir isso rapidamente para você apenas respondendo à pergunta, o que é mais divertido do que trabalhar? Jogar, é claro.

playing games teaches team work

Evidência Científica

O cérebro humano é tão incrível que não consegue distinguir a realidade da imaginação. Mesmo que uma determinada situação esteja apenas na mente da pessoa, o cérebro fará o corpo reagir como se estivesse acontecendo de verdade.

Um exemplo rápido: lembre-se da escola, sentado em sua mesa e ouvindo o professor de matemática explicando as equações. Ela está escrevendo no quadro-negro com um pedaço de giz, quando de repente ela erra e coça a tábua com a unha. Você acabou de ouvir aquele som irritante na sua cabeça? Você sentiu os arrepios na espinha?

Os neurônios em seu cérebro foram acionados por uma única memória, uma certa imagem mental e seu corpo fez a conexão. Foi muito fácil enganar o seu cérebro, certo?

Por isso, os jogos são tão poderosos no contexto dos negócios. Jogos de simulação podem parecer uma atividade simples e passageira, mas é importante saber quais jogos são realizados e como. Se jogados corretamente, os jogos não são apenas uma pequena pausa no trabalho, eles são uma ferramenta para criar uma realidade melhor. Porque as descobertas feitas e as habilidades ganhas durante uma sessão de jogos serão “armazenadas” em seu cérebro para um uso em outras situações.

De que jogos estamos falando?

Não estamos falando de videogames, já que eles são principalmente jogados individualmente. Nem o popular Banco Imoboliário, porque é competitivo e baseado no medo. E não os jogos, que são ganhos por sorte, por exemplo, obter as cartas mais altas. Estamos falando de jogos EnterTraining.

EnterTraining é um conceito que combina treinamento e entretenimento (apenas no caso de alguém precisar de uma explicação). Implementa os mesmos princípios de qualquer empresa: os recursos são usados para atingir determinados objetivos e, em seguida, são premiados. Os recursos são conhecimento e habilidades, os objetivos são desafios e o prêmio é motivação.

Existem diferentes tipos de treinamentos baseados em jogos, por exemplo, jogos de tabuleiro (como FreshBiz, Trade Winds), experiências musicais (Orchestrate, Crescendo), simulações interativas de negócios (The Infinite Loop, Peak Performance) e muito mais. O que todos eles têm em comum é que isso envolve comunicação ao vivo, tarefas competitivas, cooperação entre todos os participantes e não é apenas diversão, mas também uma experiência de aprendizado.

E o mais importante é que: todos ganham aqui. Até a equipe que fica em último lugar. Porque a medalha de ouro não é o objetivo.

playing games teaches team work

As Vantagens dos Jogos

Pode soar como uma declaração hiperbólica, especialmente se você ainda é um pouco cético sobre isso, mas está provado: realizar esses jogos com sua equipe tem um efeito positivo duradouro para toda a empresa, mesmo que uma sessão leve apenas de 2 a 3 horas. Estas são algumas das principais vantagens da implementação do conceito EnterTraining:

  1. Cada jogo tem um tema único, mas também um propósito diferente - dependendo das necessidades da empresa, certas habilidades podem ser treinadas: pensamento estratégico, resolução de problemas, atendimento ao cliente, gerenciamento de tempo, networking. Basicamente tudo.
  2. É uma experiência de team building que unifica todo o grupo. Ele quebra a mentalidade do silo (quando certos departamentos da empresa não compartilham informações com outras pessoas da mesma empresa). Um ambiente lúdico e não oficial ajuda todos a relaxar e se comunicar abertamente.
  3. Os desafios são complexos e exigem um conjunto de habilidades diferentes. Essa é uma maneira perfeita de desvendar as habilidades individuais de todos e descobrir como combiná-las. Também ajuda a entender melhor o seu estilo de trabalho e o do outro.
  4. Melhora a comunicação, já que se trata de um dos principais fatores de sucesso da equipe.
  5. A superação de desafios em conjunto aumenta o engajamento dos funcionários, inspira e motiva a equipe a continuar trabalhando em prol de objetivos comuns.

Há muito mais benefícios nas atividades de aprendizado baseadas em jogos, mas o mais importante - todas as percepções, obtidas durante as sessões, são literalmente transformadoras. Ou pelo menos, mudam sua forma de encarar a vida.

Então, se você ainda está com receio de formar novos hábitos e adquirir novas habilidades, individualmente ou em equipe, tenha em mente que existem maneiras de enganar seu cérebro.

Darius Lomsargis

Fundador da UPAS Events & Catalyst Baltics

Facilitador de programas EnterTraining, mentor, empreendedor, representante da rede de team building internacional Catalyst Global nos Estados Bálticos, co-proprietário da agência ŪPAS Events.

Todos os artigos

Leitura recomendada