Bridging the Divide

Equipes devem trabalhar para projetar e executar a construção de uma ponte

1 - 3 horas
Internas e Externas
Colaborativo
24 - Ilimitado

Sobre

Um bom gerenciamento de projetos aumenta a chances de uma divisão de atividades mais organizada, de uma execução com poucos retrabalhos e de satisfação do cliente. Para que esse conjunto seja bem-sucedido, é preciso contar com uma equipe bem colaborativa e prepará-la adequadamente para o desafio que virá.

Além de reuniões de alinhamento e de planejamento, a empresa pode utilizar recursos lúdicos, como jogos corporativos, para ajudar os profissionais na execução da tarefa.

A atividade Bridging the Divide, por exemplo, propõe desafios que certamente vão ajudar as equipes no gerenciamento de projetos e na excelência da execução. A proposta é que cada uma de suas equipes construa uma parte de uma ponte, que deverá se conectar perfeitamente às partes desenvolvidas pelas outras equipes e permitir a passagem de um carro de controle remoto.

Os participantes atuam como clientes e como fornecedores durante toda a atividade. Ao mesmo tempo em que cada equipe enfrenta seus próprios desafios, superando recursos limitados, barreiras de comunicação e prazos rigorosos, deve trabalhar de acordo com as especificações do cliente. O efetivo gerenciamento de projeto e a execução bem planejada pode render às equipes recompensas por engenharia criativa, melhor marca ou pelo uso mais eficiente dos recursos.

Ao longo de todo o exercício as equipes operam com recursos limitados, cumprem prazos contratuais rígidos e superaram várias barreiras de comunicação. Administrando tudo isso, precisam entregar sua respectiva seção da ponte concebida com criatividade, decorada e marcada, tudo de acordo com as diretrizes de seus clientes e fornecedores.

Assim que as equipes terminarem as suas respectivas seções, elas serão instaladas como parte de uma enorme ponte estendida. E o grand finale é emocionante: um dos participantes conduz um veículo de controle remoto sobre o comprimento total da ponte estendida, atestando o empenho e a qualidade do projeto realizado.

Resultados de Aprendizagem

Bridging the Divide mexe com o emocional de todos os participantes do começo ao fim, pois exige muita colaboração e dosagem correta de expectativas de todas as partes envolvidas no projeto.

A atividade transmite a mensagem poderosa de que todos os departamentos de uma organização precisam lutar por seus próprios objetivos e, simultaneamente, desempenhar um papel vital no panorama geral da empresa. Os esforços todos os profissionais estão literalmente conectados.

Para a criação de uma ponte estruturalmente sólida, suficientemente estável e grande o suficiente para permitir que um volumoso veículo de controle remoto a atravesse com segurança, sem contratempos, é preciso um gerenciamento de projetos muito eficiente e uma execução com o mínimo de erros possível.

Mais do que ensinar conceitos de trabalho em equipe e de comunicação assertiva, Bridging de Divide ajuda os participantes a desenvolverem o sentimento de reconhecimento e autoestima, a ponto de se orgulharem por terem colaborado para um projeto de tão alta performance.

Outros conceitos importantes que podem ser inseridos no jogo são KPIs. Podemos, por exemplo, dividir a construção em etapas para trabalhar os indicadores de tempo. Ou ainda precificar diversos materiais e trabalhar indicadores de custo. É possível também dividir a construção e sprints e relacionar o jogo a métodos ágeis.

Ao retornarem às suas atividades, os profissionais levam como lições a importância de uma gestão continuada de relacionamento com o cliente e os impactos de uma boa ou má comunicação.

Vale lembrar que este jogo corporativo pode ser personalizado para transmitir conceitos de gestão de projetos com foco em sustentabilidade. Desse modo, as equipes podem ser convidadas a compartilhar recursos, minimizar viagens desnecessárias, controlar os orçamentos e utilizar materiais reciclados sempre que possível.

Depoimentos de clientes

As equipes começaram a projectar a ponte interagindo com os grupos para descobrir quem eram seus fornecedores e clientes e então conseguiram construir os componentes da ponte. Um resultado excelente foi alcançado por todos. Isso excedeu em muito nossas expectativas - uma atividade de teambuilding complexa e recompensadora.

Unilever

Solicite um Orçamento