teamwork

4 dicas para desenvolver o trabalho em equipe

Publicado em 7 de fev de 2020

O alcance de uma determinada meta não é fruto do esforço de apenas um profissional, mas de um trabalho em equipe. Pessoas com diferentes habilidades precisam saber se unir de maneira estratégica para tirar um projeto do papel, visando manter a confiabilidade da empresa e a satisfação do cliente.

Fazer um bom trabalho em equipe nem sempre é tarefa fácil, pois é preciso lidar com diferentes egos, personalidades, graus de maturidade e ambições.

Mas quando existe profissionalismo, uma boa gestão e uma meta bem definida, as chances de todos depositarem seus esforços na mesma medida e remarem na mesma direção se tornam maiores.

Muitas são as formas que as empresas podem utilizar para transmitir aos funcionários os conceitos do trabalho em equipe e elucidar como todos os envolvidos podem ganhar com esse comportamento.

Caminhos para desenvolver um bom trabalho em equipe

Separamos aqui algumas dicas de como a sua empresa pode despertar este espírito colaborativo nos funcionários. Confira:

  • Avalie o clima organizacional
  • Identifique as habilidades de cada profissional
  • Melhore a comunicação interna
  • Invista em jogos corporativos

Funcionários felizes trabalham com mais dedicação e paixão. Portanto, procure identificar como anda o grau de satisfação dos profissionais com a empresa e o que é possível mudar para melhorar a relação.

Pequenas alterações podem fazer diferenças bastante significativas e despertar o desejo de o funcionário jogar junto com os demais colegas de trabalho para alcançar novos resultados e mais reconhecimento.

É muito importante que supervisores e gestores conheçam as capacidades de cada profissional e saibam usá-las adequadamente no dia a dia da empresa.

Ao fazer o que sabe e o que gosta, e ainda enfrentar desafios que permitam o despertar de novas habilidades, o funcionário tenderá a se engajar mais e enxergar no trabalho em equipe um caminho promissor.

Um trabalho em equipe depende, entre outras coisas, de uma boa comunicação entre seus integrantes.

Esta capacidade de falar e ouvir sem ruídos e com respeito precisa estar presente em todos os departamentos, uma vez que muitos projetos envolvem pessoas de diferentes áreas da empresa.

Desenvolva ações de conscientização para que todos os funcionários possam entender a importância de se comunicar bem, desde um simples cumprimento a um brainstorm que ditará os rumos das demandas dos clientes.

A gameficação pode ser um caminho bastante promissor para as empresas interessadas em desenvolver ou lapidar diferentes habilidades nos profissionais e, assim, alavancar as vendas e melhorar os resultados.

Sejam indoor ou outdoor, os jogos corporativos apostam no lado lúdico para transmitir conceitos, remover crenças limitantes e motivar os profissionais a enxergarem a gama de oportunidades que eles podem aproveitar na empresa se souberem colocar em prática certas competências.

Se a sua empresa deseja conhecer os benefícios da gameficação, um dos primeiros passos é investir em jogos de team building. Eles transmitem os conceitos de formação e trabalho em equipe e a mensagem de que é necessário compartilhar e unir forças para atingir os objetivos.

Entre os jogos de team building da Catalyst estão Beat the Box, Go Team e The Big Picture. Conheça outros cursos focados em trabalho em equipe clicando aqui.

Sobre a Catalyst

A Catalyst Team Building opera no Brasil desde 1999, em parceria exclusiva com a Conquistar, escola de jogos corporativos. Desde 2017, a Catalyst se tornou parte da Integração Escola de Negócios, que há mais de cinco décadas oferece mais de 180 cursos abertos e in company.

Os programas oferecidos pela Catalyst podem ser totalmente personalizados, atendendo às necessidades de empresas dos mais diferentes segmentos e portes.

Somente em 2018, foram treinadas mais de 300 mil pessoas ao redor do mundo.

Para saber mais sobre os treinamentos e quais deles se encaixam melhor com os objetivos que a sua empresa possui, entre em contato pelos telefones (11) 3046-7878, 3046-7878 ou pelo e-mail info@catalystteambuilding.com.br

Todos os artigos

Leitura recomendada